top of page
Buscar
  • nitro-rs

6 equipamentos que a Nitro utiliza em consultorias de desmonte

Atualizado: 12 de abr. de 2021


equipamentos desmonte de rochas

Dentre as etapas do ciclo produtivo da mina, o desmonte de rochas com explosivos é um dos processos mais importantes para reduzir custos e aumentar a lucratividade.


Por isso a Nitro avalia todo o processo de cominuição, desde a perfuração e o plano de fogo até os processos subsequentes, como carregamento, transporte, britagem e moagem.


Você sabe quais equipamentos e técnicas nós usamos para otimizar um Desmonte? É isso que vamos mostrar neste artigo! confira.


1. Perfilagem

Para a análise de desvio de furos, a Nitro utiliza uma sonda especial com giroscópio, inclinômetros e bússola, o que permite quantificar desvios nas componentes verticais (cota do furo) e horizontais (sentido do desvio do furo), além da profundidade. Tais registros são inseridos em tempo real (na nuvem) em um tablet, o que possibilita fazer o acompanhamento instantâneo do trabalho.


Todo dado colhido em campo é visualizado no próprio tablet e pelo site, onde se consegue ter diversas formas de manipulação do projeto, tanto em 2D quanto em 3D, a tempo de corrigir ou simplesmente descartar aquele furo específico que poderia gerar ultralançamento ou repé, dependendo da inclinação.


Os furos que tiverem desvios ou outras discrepâncias são sinalizados pela nossa equipe e assim o pessoal do carregamento consegue obter uma detonação otimizada, sem riscos de repés, ultralançamentos, geração de matacos.


2. Análise de VOD - Velocidade de Detonação

Com o gravador de velocidade de detonação (VOD) é possível fazer a medição da qualidade das formulações de explosivos e a iniciação ideal por VOD, verificando se o explosivo está detonando ou deflagrando.


A velocidade de detonação (VOD), dentre outros fatores, é influenciada pelo diâmetro, grau de confinamento, tipo de iniciação , mistura de componentes explosivos e presença de água.


3. Câmeras de filmagem especiais

A filmagem permite analisar se houve ultralançamento, escape de tampões, sequência correta de iniciação de furos, escape de gases pela face, entre outros fatores. Também permite verificar a velocidade de resposta da rocha à pressão do gás nos furos, de modo a calcular o TRR (tempo de resposta da rocha) e assim calcular quais os intervalos mínimos de retardo entre linhas ou furos. A Nitro utiliza câmeras especiais, 4K, full HD e HS (alta velocidade), dependendo do tipo de análise necessária .


Para o caso de filmagem aérea com drones, produzimos imagens 3D de alta resolução. Captamos as detonações em vários ângulos, de modo a escolher a melhor malha de perfuração e orientar a bancada de acordo com as descontinuidades da rocha.


5. Análise de fragmentação de pilha de material detonado




A Nitro faz análise da fragmentação por meio de imagens fotográficas de alta resolução com drones. As imagens são analisadas para a determinação da curva de fragmentação, em qualquer estágio da limpeza da pilha de material detonado, desse modo se quantifica com precisão a granulometria ou a qualidade do desmonte de rocha.


6. Sismógrafos digitais

A Nitro utiliza sismógrafos digitais especiais que permitem medições em condições extremas de poeira, chuva, calor de vibração e ruído. Medimos de acordo com as normas NBR, CETESB, e internacionais segundo a necessidade do cliente, em qualquer ambiente, minas, pedreiras, túneis, tráfego, obras civis e equipamentos industriais que geram vibração.

Somos também é especializados no controle de vibração e ruído para o seu projeto, sabendo como definir as cargas máximas e frequências a fim de evitar exceder limites de qualquer norma de vibração e ruído.



Precisa de análise de otimização do seu desmonte? Conte com a Nitro. Somos uma empresa especializada em desmonte de rochas com uso de explosivos civis. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!


Nossos contatos:

55 51 33339108

bottom of page