top of page
Buscar
  • nitro-rs

O que é equação de atenuação de vibração?



A operação de desmonte de rocha com uso de explosivos é o método mais empregado para liberar e mover rochas com baixo custo e segurança. Mas os empreendimentos precisam coexistir de forma pacífica com as comunidades do entorno.


Para não causar impactos em edificações próximas, as medidas de controle de vibração devem ser efetivas, seguindo a norma brasileira NBR 9653:2018 e as recomendações internacionais da ISEE.


Como, então, controlar a atenuação e os níveis de vibração obtidos durante as detonações?

Nesta publicação, a Nitro explica o que é, como é feita e qual a importância da equação de atenuação de vibração para a operação de desmonte com explosivos ocorrer em condições de conforto e segurança para as edificações e para os habitantes que encontram-se no entorno. Confira.


Exemplo de equação de atenuação



A equação de atenuação das vibrações consiste em uma expressão matemática, obtida por regressão linear, que permite estimar o valor da velocidade da partícula (PPV) em função da carga detonada por retardos e da distância do desmonte.


Por meio dessa equação, fazemos um estudo da atenuação de onda sísmica pelas distâncias a partir dos dados constantes em registros sismográficos e dos parâmetros dos planos de fogo a eles vinculados.


A equação correlaciona níveis de vibração com a carga de explosivos e sua distância escalonada entre o local da detonação e o ponto monitorado, sendo um método eficaz para estimar a velocidade de partícula em função da distância e da carga detonada para desmontes futuros.


Pela equação, temos a previsão dos níveis de vibração a serem atingidos nos pontos considerados sensíveis a partir da carga máxima por espera de explosivos a ser detonada no local, sendo possível fazer adequações ao plano de fogo, dentro de critérios técnicos e econômicos, em conformidade com as normas vigentes.


A equação de atenuação de vibração, portanto, servirá como referencial para as medidas preventivas e de cargas a serem utilizadas em futuros desmontes, que assegurarão a integridade das edificações próximas e a ausência de incômodos para a população.

Esse trabalho é proporcionado pela auditoria e consultoria da Nitro, que é referência nacional em projetos e operações de desmontes de rocha.


Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho, os treinamentos e eventos da área que patrocinamos? Confira em nosso site ou entre em contato conosco.

249 visualizações0 comentário
bottom of page