Buscar

Como evitar conflitos socioambientais no desmonte com explosivos em área urbana?



O desmonte de rocha com explosivos – como toda atividade sujeita a riscos – pode ser alvo de conflitos, em razão de incômodos causados às comunidades vizinhas por vibração do terreno, ruídos e ultralançamento. Mas ter a integridade estrutural de seu imóvel preservada é um direito inalienável do cidadão. Como, então, resolver este impasse?


Leia também: Problemas com ultralançamento? Nós sabemos como resolver!


Primeiro, o uso de explosivos não é apenas a maneira mais eficiente de escavar rocha para usos de mineração ou construção civil, mas também a mais segura, desde que executada com técnica. É preciso, portanto, reforçar que os explosivos industriais são absolutamente seguros quando manuseados por profissionais capacitados e bem treinados.


A minimização dos conflitos se dará através de uma boa convivência entre as atividades de escavação de rocha com explosivos e a comunidade que vive em seu entorno. Além disso, é extremamente importante que uma empresa isenta e idônea como a Nitro realize todas as medições e estudos para prever um mínimo de efeitos do uso de explosivos (vibração, ruído e ultralançamento) por meio de:


Otimização da energia


É fato que em muitas operações de desmonte de rocha o percentual da energia do explosivo realmente utilizado na fragmentação da rocha é muito baixo. O restante dessa energia acaba sendo a causa de incômodo na comunidade vizinha, além de aumentar o custo do desmonte. Sabemos como ajudar você a usar o máximo da energia dos explosivos, sem gerar vibração, ruído e ultralançamento!


Entendimento da geologia


A falta de entendimento da geologia do local resulta em projetos mal elaborados, com perfuração mostrando desvios e erros de profundidade, problemas de seleção de explosivos e acessórios, entre outros.


Perfuração precisa


Não existem “milagres”. Os furos devem ter seus emboques (collar) nos lugares planejados, profundidade constante, além de um mínimo de desvios ao longo do furos. Se os explosivos não estiverem nos pontos corretos, não espere fragmentação!


Monitoramento sismográfico


Através de sismógrafos de engenharia e filmagem com câmeras full HD, 4 / 8K, a vibração, o ruído e o lançamento de material devem ser monitorados. É preciso seguir os valores estabelecidos pelas normas ambientais vigentes.


Sobre nós


A Nitro é uma empresa especializada em desmonte de rochas com uso de explosivos civis. Nosso foco é a análise de desempenho e otimização, além do controle dos seus efeitos, como vibração e ruído.


Entre em contato conosco para saber mais!


Nossos contatos:

55 51 33339108

Formulário de contato

contato@nitro-rs.com.br

Leia também:

Modelagem 3D por fotogrametria: performance e redução de custo