top of page
Buscar
  • nitro-rs

Desmonte com explosivos e danos por vibração

Atualizado: 12 de jan. de 2021


danos causados por vibração

O desmonte de rocha realizado com uso de explosivos é uma etapa fundamental no processo de extração mineral. Esta etapa de desmonte provoca vibrações no solo, podendo gerar rachaduras em casas de cidades próximas; assim como tornar o terreno instável, muitas vezes aumentando riscos de deslizamentos.


Contudo, é sempre possível fazer escavação em rocha gerando zero ultralançamentos e baixíssimas vibrações ou ruído, sem prejuízos à população do entorno. Quando a legislação e as normas locais e federais são cumpridas, pode-se construir uma boa relação de confiança com a vizinhança, questão essencial para o desmonte com uso de explosivos ocorrer sem danos à estruturas e, principalmente, mantendo a credibilidade e responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.


Nesse sentido, a auditoria em desmontes de rocha com uso de explosivos, além de interferir de maneira positiva nas etapas subsequentes de carregamento, transporte e beneficiamento ao gerar rochas de tamanho correto para a britagem, minimiza os impactos à sociedade e ao meio ambiente como um todo, por meio do bom planejamento e a correta execução do plano de fogo.


A Nitro trabalha para atenuar danos por vibração?


Sim, com as técnicas consideradas internacionalmente como “estado da arte” e as boas práticas de engenharia que nosso corpo técnico utiliza, levamos em conta:

  • A relação entre a carga detonada instantaneamente e a energia de vibração em função da distância;

  • Os limites máximos de vibração e ruído;

  • As frequências corretas a fim de evitar danos na vizinhança;

  • A sequência e os tempos de ativação de cada furo de modo a ter a melhor fragmentação e o mínimo de vibração;

  • As medidas economicamente viáveis a serem tomadas para evitar que as vibrações ultrapassem esses limites.

A Nitro constrói uma equação de atenuação de vibração específica para cada local, baseada em dados reais coletados pelos sismógrafos, de modo a prever a quantidade máxima por furo ou conjunto de furos ideal (Carga Máxima por Espera), respeitando os limites locais e as recomendações internacionais.


Temos experiência em diagnóstico e correção de níveis de vibração e ruído com uso de explosivos e em garantia de zero ultralançamentos! A Nitro também sabe como agir em situações críticas de relação de conflito por vibração, ruído ou ultralançamento entre empresa e comunidades vizinhas.


Treinamos pessoal mina / construtora / aplicadora de explosivos e auxiliamos no diálogo e na conscientização do uso correto de explosivos. Além disso, oferecemos suporte jurídico quando necessário.


Entre em contato conosco para saber mais sobre a Nitro, sobre nosso trabalho, nosso corpo técnico qualificado e nossos parceiros no Brasil e exterior.



Nossos contatos:

55 51 981546669

152 visualizações0 comentário
bottom of page