top of page
Buscar
  • nitro-rs

Entenda por que o desmonte com explosivos precisa ser planejado

Atualizado: 29 de jul. de 2020



O uso de explosivos no desmonte de rocha é muito significativo para a diminuição dos custos de fragmentação. Com um bom projeto é possível obter melhor fragmentação das rochas, maior segurança na operação e melhoria nas operações subsequentes.


A avaliação dos parâmetros envolvidos proporciona menor custo por unidade de rocha desmontada com a correta escolha de perfuração e de explosivo a ser empregado — ANFO, emulsão bombeada ou encartuchada ou blends —, assim como a definição de quantidade de carga a ser utilizada, a sequência de iniciação e os tempos.


Isso porque o planejamento do desmonte é influenciado por diversos fatores, como fragmentação pretendida, geologia do material a ser detonado, condições ambientais, perfuração, entre outros.


Tipos de explosivos comuns

ANFO

Mistura formado de nitrato de amônio e óleo combustível, ANFO é um agente explosivo de baixo custo, mas não deve ser utilizado se existe água, mesmo que em pequena quantidade nos furos.


Emulsão Encartuchada ou Bombeada

Explosivo que pode ser utilizado mesmo que em furos com muita quantidade de água, nos formatos encartuchado ou bombeado (granel). Apresenta energia levemente inferior ao ANFO, porém é de mais fácil aplicação.


Determinação do tipo e quantidade de explosivos

Um bom planejamento (Plano de Fogo) de um desmonte com explosivos evita problemas com a comunidade do entorno, minimiza riscos ambientais e possibilita a melhor fragmentação possível da rocha.


Com mais de 25 anos de experiência, a Nitro é especializada em análise de desempenho e otimização, auditorias e estudos de desmonte com explosivos e perfuração.


Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse a página de serviços aqui do site, entre em contato conosco.


138 visualizações0 comentário
bottom of page