Buscar

Desmonte em área urbana: 4 recomendações para evitar conflitos



O emprego de explosivos no desmonte de rochas é muito comum na mineração e na construção civil. Tal atividade, porém, pode ser alvo de conflitos com comunidades vizinhas se ocorrer dentro ou próximo de áreas consideradas urbanas sem controle dos efeitos “adversos” do uso de explosivos.


Esses efeitos adversos, são fonte de incômodos, tais como vibração do terreno, emissão de ruídos, ultralançamento e geração de poeira


De um lado, escavar a rocha com o uso de explosivos é um direito das empresas habilitadas. De outro, ter a integridade estrutural do seu imóvel preservada durante detonações é um direito inalienável do cidadão. 


Como, então, resolver este conflito?


Para evitar conflitos, o desmonte de rochas com explosivos precisa ser desenvolvido com medidas efetivas de controle de vibração, ruído e ultralançamento. Ou seja, utilizar o máximo da energia do explosivo para fragmentar rochas e não perder energia causando “incômodo” ou até risco para os vizinhos!


A Nitro — empresa especializada em desmonte de rochas com uso de explosivos civis, traz neste artigo 4 recomendações para a sua empresa evitar conflitos com comunidades vizinhas


1. Monitore o seu desmonte


Para atender as demandas legais da norma Brasileira NBR 9653:2018 e às recomendações internacionais, é necessário monitorar todos os eventos por meio de sismógrafos de engenharia para medir qualquer tipo de vibração, ruído ou ultralançamento.


2. Construa uma equação de atenuação


A partir de monitoramentos sísmicos em distâncias diferentes e variando as cargas, você pode construir a Equação de Atenuação da Vibração, de modo que é possível prever a quantidade ideal de explosivos ou carga máxima por espera, respeitando os limites locais e às recomendações internacionais.


3. Tenha laudos técnicos pré e pós detonação


Verificar se há, de fato, relação de responsabilidade entre atividades de detonação e os supostos danos. Nesse contexto, o estudo “pré-blast constata por vistoria os danos pré-existentes nas construções antes das operações de detonação.


4. Construa uma relação de confiança


Um plano de comunicação transparente com as comunidades vizinhas é essencial para estreitar laços, fomentar o diálogo e a conscientização do uso de explosivos. É preciso mostrar que existe planejamento e que a operação de desmonte é executada observando as boas práticas de engenharia e todos as normas vigentes!


Todas essas medidas recomendadas são desenvolvidas pela Nitro. Temos como foco, além da análise de desempenho e da otimização do desmonte, o controle dos efeitos decorrentes, como vibração e ruído, entre outros.


Nossos contatos:

55 51 981546669

Formulário de contato

contato@nitro-rs.com.br

Segunda a Sexta, das 08h às 18h
+ 55 51 98154.6669
SITE NITRO-12.png
Visite nossas redes
SITE NITRO-14.png
SITE NITRO-13.png
SITE NITRO-11.png
Avenida Ipiranga 7464 - Sala 717Jardim Botânico - 91530-000
Porto Alegre/RS - Brasil

Todos os direitos reservados - Nitro©