top of page
Buscar
  • nitro-rs

Qual o papel do controle sismográfico no uso de explosivos?

Atualizado: 8 de jul. de 2020



O uso de explosivos no desmonte de rochas, como já mencionamos aqui no blog da Nitro, é um recurso bastante utilizado na construção civil e na mineração. Tal atividade deve estar amparada por um projeto de operação para que seja operacionalizada de forma segura.


A utilização de explosivos para o desmonte de rochas gera ondas e vibrações que se propagam em todas as direções através do solo — tanto em operações minerárias quanto em obras civis.


Há, no entanto, uma série de fatores que podem influenciar o nível de vibração e a propagação, como a carga de explosivo a ser detonada em um determinado instante (carga máxima por espera) e a distância entre o ponto de detonação e o ponto a ser monitorado.


Fato este que deixa explícita a importância do trabalho técnico que envolve os estudos de sismografia. Principalmente quando o empreendimento em questão está próximo de aglomerações urbanas — e os efeitos do uso de explosivos podem ser mais notados pela população.


Um possível desconforto causado pela vibração, pode provocar hostilidade entre a população, os órgãos públicos de fiscalização e a empresa responsável pelo empreendimento. Contudo, por meio do controle ambiental sismográfico, problemas neste aspecto são evitados.


No Brasil, a norma aplicada ao controle dos impactos causados pela utilização de explosivos é a NBR 9653:2018. Além dela, aqui na Nitro são seguidas as recomendações internacionais da International Society of Explosives Engineers (ISEE) — a Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos, o que nos possibilita medidas efetivas para controle de vibração, ruído e ultralançamento em desmonte de rochas.


Seguindo diretrizes nacionais e internacionais, o trabalho de controle ambiental sismográfico realizado na Nitro permite que operações não sejam causa de interferências socioambientais, sobretudo as que ficam próximas a comunidades. Quer saber mais sobre o trabalho da Nitro?


Somos uma empresa especializada em desmonte de rochas com uso de explosivos civis. Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais? entre em contato conosco.

94 visualizações0 comentário
bottom of page