SERVIÇOS TÉCNICOS
AUDITORIA/CONSULTORIA

Auditoria e consultoria na operação de desmontes de rocha para mineração e construção civil, contando com equipe e parceiros internacionais. Experiência e qualidade para desmonte subterrâneo, céu aberto e especiais, identificando problemas e oportunidades de otimização. 

PROJETO E OTIMIZAÇÃO DE DESMONTE DE ROCHAS

 

Também conhecido como mine-to-mill ou mine-to-crusher, consiste em uma análise completa de todo o processo de cominuição, desde a perfuração, plano de fogo e todos os processos subsequentes, como carregamento, transporte, britagem e moagem, a fim de melhor utilizar energia e diminuir o custo global de produção. Utilizamos técnicas de melhoria contínua, identificação de gargalos; Sistema Toyota de Produção (Produção Enxuta/Just-in-Time (JIT); Teoria das Restrições (Theory of Constraints - TOC), Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV); Gestão dos Postos de Trabalho (GPT).

PROJETOS ESPECIAIS

Desde projetos de mineração e construção civil até demolição com explosivos (Implosão)

CONTROLE DE DANOS/AMBIENTAL

Medidas efetivas para controle de vibração, ruído e ultralançamento em desmonte de rochas, principalmente em situações próximas a comunidades, seguindo a norma Brasileira NBR 9653:2018, ISEE e outras. A partir de monitoramentos sísmicos, a Nitro constrói uma equação específica explicando a atenuação da vibração ao longo da distância, assim prevendo a quantidade de explosivos ideal, ou carga máxima por espera de modo a não gerar vibrações. Também temos instrumentalização para avaliar dano por trincas em reboco e estrutural.

FORMULAÇÕES EXPLOSIVAS

Desenvolvimento de formulações explosivas para fabricantes e usuários finais, além de análise de viabilidade na implantação de plantas de explosivos. Projeto e montagem de plantas industriais de ANFO, Emulsão, Blendado e plantas móveis (Unidade Móvel de Bombeamento - UMB).

CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM A COMUNIDADE

Possuímos experiência em situações críticas com a relação entre empresa e comunidades vizinhas, auxiliando no diálogo e conscientização do uso de explosivos, além de oferecermos suporte jurídico.

PRÉ E PÓS AVALIAÇÃO EM CONSTRUÇÕES

Diagnósticos do estado de construções no entorno de minerações e obras civis. Dessa maneira todas as rachaduras e danos pré-existentes são documentados antes e após o uso de explosivos. Contamos com engenheiros e peritos especializados em patologia das construções para garantir segurança jurídica.

SITE NITRO 2-02.png
MONITORAMENTO SISMOGRÁFICO1.png
MONITORAMENTO SISMOGRÁFICO

Avaliação dos níveis de vibração no terreno e ruído (pressão-acústica) seguindo a norma brasileira NBR 9653:2018, CETESB D7013, etc. com sismografia de última geração. Além disso registramos ultralançamento com filmagem HD, FHD ou 4K (trajetória, velocidade e outros parâmetros).

 

Nossas técnicas permitem medições para qualquer tipo de vibração, de explosivos, mecânica, tráfego de veículos, e outras. Além de sismógrafos digitais, com geofones triaxiais, utilizamos acelerômetros (wireless) de última geração. 

MONITORAMENTO SISMOGRÁFICO2.png
PERFILAGEM DE PERFURAÇÃO

Avaliação da retilinidade da perfuração, profundidade, ângulos e outros parâmetros. Esse procedimento é feito diretamente em campo com modernos equipamentos ROBIT-MSENSE que utilizam giroscópio, bússola e inclinômetros embutido, permitindo corrigir discrepâncias que podem acarretar em ultralançamento ou problemas de fragmentação. Os furos com problemas são sinalizados no local e assim a equipe de carregamento consegue evitar qualquer problema a tempo.

Perfilagem de perfuração3.png
Perfilagem de perfuração1.png
Perfilagem de perfuração2.png
mach1.png
drone1.png
MATCH 1 (AVALIAÇÃO DIGITAL DE TRINCAS) 

Equipamento que monitora em tempo real e altíssima precisão a variação de rachaduras (trincas) em reboco/pilares/etc. de edificações que estejam sob influência de vibrações. Além disso parâmetros como temperatura, umidade, frequência e outros são medidos concomitantemente, auxiliando na identificação da causa real do surgimento e propagação dessas rachaduras, nem sempre tendo como causa Desmonte com Explosivos!

mach1.2.png
DRONES

Obtenção de imagem 3D, “ortomosaico” e filmagens aéreas de alta nitidez (4K) de bancadas e frentes de serviço para Desmonte com Explosivos. Avaliamos a qualidade da perfuração em relação ao planejado: (B) Afastamento x (S) Espaçamento, volume de material in situ ou desmontado, fragmentação do desmonte, orientação ideal de bancada, avaliação de segurança e área de risco, entre outros. ​

drone2.png
Modelamento 3D 1.png
Modelamento 3D 2.png
MODELAMENTO 3D POR FOTOGRAMETRIA

Modelamento de bancada ou face de túnel por fotogrametria em 3 dimensões. A vantagem do uso da fotogrametria é a possibilidade de visualizar as estruturas e descontinuidades em conjunto com o modelo 3D. O blaster recebe um relatório antes de carregar os furos, com áreas em que há problemas na distribuição dos explosivos (possível ultralançamento, repé, etc.), e assim pode fazer modificações no carregamento.

ANÁLISE DE FRAGMENTAÇÃO

 

Avaliação digital do tamanho de fragmentos ou blocos de rocha após o desmonte por fotogrametria 2D ou 3D, estimando sua distribuição granulométrica, D50, D80 e outros parâmetros. A partir dessa estimativa, é possível avaliar a qualidade do Desmonte.

Análise de fragmenção1.png
Análise de fragmenção2.png
Fotografia e filmagem.png
FOTOGRAFIA E FILMAGEM

Técnicas de filmagem e fotografia em alta velocidade (HS) para avaliação de parâmetros importantes do plano de fogo, tais como: eficiência de tampão, sequência de iniciação, trajetória e velocidade de fragmentos, ultralançamento, geração de gases nocivos, tempo de resposta/inercia da rocha, etc.

BOREHOLE CAMERA

Câmera especial que permite a entrada nos furos para avaliar a qualidade de um maciço rochoso, sua litologia, porosidade, água, fraturamento, etc.

borecamera 1.jpg
borecamera 2.jpg
Borehole camera3.png
VOD

Medição de qualidade para formulação de explosivo, booster, iniciadores em geral, além de deflagração e detonação.

Vod.png
Craquimetro.jpg
CRAQUIMETRO

Equipamento que monitora em tempo real a variação de microfissuras (rachaduras) no reboco ou estruturais em edificações que estejam sob influência de vibrações causadas por detonações ou não, auxiliando na identificação da causa real do surgimento e propagação dessas rachaduras, como por exemplo variação de temperatura, umidade ou defeitos construtivos.

ESPALHAMENTO DE RETARDOS

Medição do tempo real (nominal) de inicialização de tubos de choque (nonel – não-elétrico), espoletas de retardo, cordel detonante, entre outros. A partir dessa informação se evita a iniciação simultânea de furos, problemas de vibração e fragmentação e energia de ativação para iniciar uma coluna de explosivos.

espalha.jpg
PRODUTOS
SISMO.jpg
SISMÓGRAFOS
A utilização de sismógrafos digitais de última geração permite realizar medições para qualquer tipo de vibração, tanto de detonações com explosivos em túneis, minas e pedreiras, quanto em tráfego de veículos, escavações e obras civis.